31 de julho de 2014

Um monstro chamado Desfralde

Eu sabia que ia esquecer alguma coisa importante qdo fizesse o resumo do que aconteceu no quase 1 ano que fiquei longe do blog! Eu tinha certeza! E não deu outra... Minha prima Juju me chamou ontem no zapzap e deu uma dica de pauta pro blog, sendo que essa pauta aconteceu justamente nesse intervalo de 1 ano e eu, a mulher da memória tão boa, mas tão boa, que ganhou de presente do marido há 10 anos atrás um livro chamado "Como Melhorar sua Memória" e nunca leu pq esqueceu onde colocou, esqueci de contar: o DESFRALDE.

Essa palavra dá medo, né? DESFRALDE. É o tipo de palavra que as mães ouvem e já tremem! Eu, pelo menos, me tremia toda. Não queria nem pensar nisso e no trabalho que teríamos. Até que em Novembro do ano passado, resolvemos que tinha chegado o temido momento de tentar. Moisés já estava estudando, os coleguinhas da sala dele já eram todos desfraldados, pois eram mais velhos (Moisés sempre será o mais novo da turma, pois entrou logo que completou 2 anos no colégio, no segundo semestre, quando todos os coleguinhas já tinham 3 anos ou estavam prestes a completar) e o colégio dele ia fechar no final do ano. Queríamos que ele entrasse já desfraldado no colégio novo, justamente porque todos os coleguinhas já estariam desfraldados no Maternal 2. O monstro do desfralde havia se tornado algo necessário naquele momento. Resolvemos enfrentar!

No primeiro dia, ele foi pra aula de cueca, na cara e na coragem. Conversei com a professora e pedi que ela ajudasse, levando ele ao banheiro, mesmo sem ele pedir, pois ele ainda estava no começo do desfralde e não pediria. Ele voltou pra casa com a roupa reserva, que levava na mochila. Ela disse que ele até fez uma vez no banheiro, mas na segunda havia feito nas calças. OK, primeira mijada do dia, literalmente. Chegou em casa, tomou banho, almoçou, fez tudo de cueca. Conversei muito com ele, pedi que avisasse quando estivesse com vontade de fazer xixi, ele dizia que faria isso, mas sujou 3 cuecas num intervalo de 30 min! E a essas alturas eu já estava doooooida pra colocar a fralda nele, claro! Depois comecei a leva-lo ao banheiro mesmo sem ele pedir, sempre com ele reclamando e dizendo que não queria fazer xixi (mas fez em todas as vezes que o levei). Na hora do cochilo, coloquei a fralda. Depois do cochilo tirei. E assim o dia passou sem mais incidentes, comigo o levando ao banheiro de tempos em tempos.

No segundo dia ele já voltou pra casa com o uniforme intacto, mas ainda sujou umas 3 cuecas de xixi. Com o cocô já era diferente, pois eu sempre consegui detectar o momento em que o Moisés queria fazer cocô. A expressão dele muda, a postura também, então quando eu percebia que ele queria, o levava logo ao banheiro e o colocava no sanitário, com redutor de assento (Moisés nunca gostou de troninho, mas serve também, se seu filho aceitar). O problema eram mesmo os xixis. Percebi que ele se sentia muito bem fazendo xixi na cueca e logo depois colocando uma cueca limpinha e cheirosa. Pra ele não era transtorno algum, então eu, super-mãe e ogra nas horas vagas, comecei a deixa-lo 5 min de cueca suja a cada vez que ele fazia xixi. Ele chorava, pedia pra trocar, mas eu deixava UM POUQUINHO, pra ele se sentir desconfortável mesmo e parar de fazer xixi na cueca.

Ao fim da 1ª semana, ele já pedia pra ir ao banheiro e já se sentia orgulhoso por isso. Claro que acidentes aconteciam de vez em quando, mas ele evoluiu bastante em 1 semana. Depois de um tempo, começou a fase de prender o cocô, com a qual ainda luto até hoje, pois se um dia ele faz um cocô mais durinho, que doa na hora de sair, ele já começa a querer prender de novo (tá, papo de cocô é nojento, mas as mães adoooooooooram falar sobre isso... vai entender...). Pra esse problema, eu copiei da minha amiga Roberta desenvolvi a técnica do adesivo, que perdura até hoje aqui em casa! Nada mais é que uma técnica de recompensa: comprei várias cartelas de adesivo e a cada vez que ele faz cocô no vaso, ganha 1 adesivo. Ele gruda os dele num caderno de desenho, que já está lotaaaaaado de adesivos, e se sente o máximo com a  coleção dele! 

Atualmente, tantos meses depois do início do desfralde, Moisés usa fralda apenas para dormir de noite. Já tirei a fralda do cochilo da tarde. Ele nem sempre pede pra fazer xixi, especialmente se está no meio de uma brincadeira muito legal ou no meio de um episódio de Peppa ou Julius Jr, mas eu consigo perceber quando ele já está com vontade de fazer, tanto xixi quanto cocô (a gente vai ficando treinada). Acidentes ainda acontecem, mas são beeeeeeeeeeem esporádicos, geralmente acontecem quando não consigo força-lo a ir ao banheiro de jeito nenhum e ele chega a um ponto em que não consegue mais segurar. 

O desfralde não é mais um monstro pra mim, sei que sou capaz de lidar com ele, mas também aprendi que, pelo menos enquanto ele ainda for pequeno, é algo que terei que ficar acompanhando de perto por um tempo ainda. Não dá pra relaxar! O desfralde noturno, esse sim, ainda é um tremendo bicho-papão! Não quero pensar nele tão cedo! hauhauhauahuahuahauhauhauau... Sei que o Moisés não é mais um bebê, já é um menininho, mas a fralda noturna ainda é um resquício que ficou do bebê que ele era. Não tô pronta ainda pra me desfazer disso... Vou deixar meu menininho ser bebê por mais um tempinho... 

4 comentários:

  1. Amei Karlota!! Dicas muito úteis para mães de primeiríssima viagem, como eu :) Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica de pauta, prima! Adorei escrever sobre isso!

      Ah, esqueci de dar uma dica preciosa, mas bem válida: deixa pra tentar o desfralde qdo a Anna Luiza já se comunicar bem e conseguir expressar a vontade de ir ao banheiro ;)

      Beijocas :*

      Excluir
  2. Desfralde. Sinceramente ñ lembro exatamente cm ocorreu o da Gigia, mas foi mais tarde q do Moisés.Usamos a técnica do adesivo tb, mas ñ deu muito certo. O bate papo surtiu mais efeito. Do Julinho ainda ñ penso nisso....rsrsrsrs.

    Bom post!

    ResponderExcluir
  3. Por mim ja partia pro da noite, mas vamos la por partes (como diria Jack :P), afinal, foi um "pânico" no inicio e ainda temos problemas hoje com ele acordado :P

    ResponderExcluir